quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Traição; Perdoei, mas não consigo esquecer

Publicação Jornal da Notícia Semanal .

 Como é possível simplesmente "esquecer" o que houve?
Não há como, pois memórias não se apagam. O processo do perdão se dá de outra forma que não é através do esquecimento. Também não se trata de não tocar no assunto ou colocar panos quentes. Essas são aparentes soluções que não resolvem o problema.
O perdão acontece quando os sentimentos de mágoa, raiva e ressentimentos são dissolvidos completamente. E quando isso ocorre, voltamos a ficar em paz. A nossa essência mais profunda é de uma paz completa. Esse estado fundamental dentro de nós jamais é alterado. Entretanto, ele pode ser temporariamente encoberto com sentimentos negativos.
  Perdoar significa voltar a ficar em paz. E isso só é possível quando os sentimentos negativos são dissolvidos. Não adianta tentar "esquecer". O que na verdade todos nós queremos é nos livrarmos do sofrimento que a memória causa. A memória ou o fato ocorrido em si não é o problema. O problema é sempre a nossa reação emocional que nos provoca sofrimento. Os fatos  e as lembranças jamais poderão ser mudados. Mas é possível, sim, curar o que interessa: a nossa reação emocional. Essa é a única forma de eliminar o sofrimento.
Quando as pessoas tentam "esquecer", o que elas estão fazendo, na verdade, é reprimir as emoções. E quando os pensamentos desconfortáveis surgem, elas tentam pensar em outra coisa para não sofrer. Mas isso não cura a ferida que está lá dentro guardada. Ela continua intacta, só não estamos olhando diretamente pra ela na ilusão de que isso a fará desaparecer.
E como ainda há uma ferida emocional, mesmo não entrando em contato direto com ela, sofreremos suas consequências. Essas emoções ficam armazenadas no inconsciente e provocam diversos efeitos no nosso corpo, pensamentos e ações.
Os ressentimentos e mágoas reprimidos provocam tensão no corpo, geram ansiedade e inquietação.
Se você foi traída(o )vamos superar , segue algumas dicas :
1- CONVERSE COM O PARCEIRO Mesmo tomada pela raiva e pela mágoa, converse com o parceiro. Tente entender o que aconteceu. "Dependendo da razão alegada, avalie se você é capaz de perdoar e seguir com o relacionamento sem ressentimentos, e se é capaz de recuperar a confiança na relaçãos em julgamentos moralistas, vale a pena refletir sobre os possíveis motivos que levam algumas pessoas a buscar ou encontrar outras parceiras.
2 DESCULPE-SE E PERDOE Procure compreender que a culpa não é sua. Tenha consciência de que o parceiro fez o que fez por uma questão dele ( a decisão de trair foi por motivos particulares dele ) Não fique falando mal traidor, para evitar atrair pessoas com o mesmo padrão de comportamento. Por isso, como ato de inteligência, exercite o perdão
3 AVALIE A RELAÇÃO Faça uma avaliação corajosa dos pontos positivos e negativos da relação: vale a pena tentar superar esse momento, foi só um acidente de percurso, ou o fato revela um problema mais profundo que já existia antes? Será que tudo já não estava "anunciado", em algum momento, mas você não quis perceber? Algumas pessoas têm a mania de "varrer" os problemas para baixo do tapete e só despertam para a realidade quando levam uma sacudida da vida - no caso, em forma de traição.
4 INVISTA EM SI MESMA Seja qual for a atitude a tomar - romper ou continuar - trate de elevar a sua autoestima.
5- FAÇA TERAPIA Pense nesta possibilidade. "Uma boa profissional pode ajudá-la a descobrir os erros e acertos da sua relação, para que você não repita o mesmo modelo numa próxima", Mesmo que você decida continuar com o parceiro, a terapia é válida para superar a crise e para promover um autoconhecimento. Este processo, acredite, a beneficiará em vários aspectos de sua vida. Se for o caso, uma terapia de casal também pode ser muito útil.
6- SE APAIXONE " Apaixone-se e entregue-se à pessoa mais importante de sua vida: VOCÊ!",  "Curta-se muito. E, se resolveu no fim das contas ficar sozinha, aproveite a oportunidade para mergulhar em si mesma, se renovar e ressurgir buscando autoconhecimento e auto estima elevada, quem sabe, pronta para, no momento certo, investir em outro relacionamento mais maduro, mais experiente e mais feliz".
7-PENSE POSITIVO É hora de mudar possíveis crenças limitantes. Existem homens que prestam, sim! Se começar a pensar positivamente a esse respeito, seu foco de atenção vai mudar e você será atraída para companheiros que merecem a sua companhia. "Quanto mais uma mulher idealiza um homem como a principal fonte de sua felicidade, maior será a decepção, porque eles gostam de mulheres independentes emocionalmente e que não criam expectativas irreais a respeito deles " .
O perdão traz cura onde a mágoa gerou doença ; O perdão traz reconciliação onde a mágoa gerou afastamento ; O perdão traz alegria, onde a mágoa produziu tristeza e dor. O perdão restitui aquilo que a magoa levou.
" Amar a si próprio é o começo de um amor sem fim "
Grande abraço caro (a) leitor , espero que gostem e acompanhem a próxima publicação;grata
Michele Nascimento
Psicoterapeuta Holística CRT 47283
contato 11) 4595-7507   9- 7297-4521



Se for reproduzir site a fonte.

2 comentários: